O crescimento da representação de iPhones na fatia de mercado de celulares fez com que a loja de aplicativos própria dos dispositivos também crescesse.
Hoje a App Store é a segunda loja de apps mais usada em termos de downloads realizados e usuários, tornando-se uma via de distribuição impossível de ser desconsiderada.
Quer um aplicativo personalizado com a sua marca? Clique aqui e fale com a nossa equipe!
Como publicar seu app na Apple Store?
Assim que o desenvolvimento de app iOS é finalizado é necessário que seja enviado, ou publicado, na App Store. As etapas principais são as seguintes:
- Seu app iOS deve estar de acordo com os Guidelines da App Store
- Teste exaustivamente seu aplicativo para que não tenha bugs nem crashes
- Faça seu cadastro no programa de desenvolvedor da Apple (Apple Developer Program)
- Crie um registro de Conexão de app no iTunes
- Cadastre informações apropriadas sobre o app para sua distribuição
- Upload do arquivo do seu app
- Envio de versão para revisão final
- Release de versão
Esse post é um tutorial de como publicar um app na App Store da Apple. O processo pode apresentar algumas dificuldades, já que os guidelines são rigorosos, e alguns cadastros e licenças (não gratuitos) se tornam necessários para que um aplicativo iOS ganhe seu espaço na loja. Também será necessário acesso a um computador com MAC OS X e Xcode instalado.
Guidelines na App Store
A adequação de um app acontece durante o seu planejamento e desenvolvimento já que fatores como performance e design são definidos nessas etapas. Também existem pontos de Segurança, Negócio e Legais entre os Guidelines da App Store, que visam garantir a melhor experiência para os usuários de iPhone e produtos Apple.
Em geral os frameworks mais usados para desenvolvimento já atendem aos pontos de design e performance fazendo com que outros fatores sejam os maiores causadores de rejeição de um app pela loja:
- Conteúdo impróprio – Conteúdo racista, sexista, homofóbico, de intolerância religiosa, informação falta e pornografia.
- Conteúdo não-autoral – uso de texto e mídia sem direitos autorais livres ou adquiridos.
- Falta de informação dos desenvolvedores – informações e vias de contato devem estar apresentadas para suporte e SAC.
- Perigo físico – mais para apps da área da saúde que podem apresentar informações erradas que possam prejudicar o usuário (ex.: calculadora de dosagem de remédios)
Aplicativos livres de bugs e crashes
Outro motivo que faz com que um app seja rejeitado na revisão final é quando um dos testadores encontra algum glitch, bug ou crash. Pode ser que problemas desse tipo não sejam identificados na fase de review por um testador; quando notados por usuários podem se transformar em críticas negativas e desinstalações, minando suas chances de popularizar um app.
Testes devem ser realizados em dispositivos com diferentes tamanhos da tela, versões do iOS e conexões; considere utilizar simuladores para testar em diferentes ambientes. Seu aplicativo iOS está 100% livre de bugs? Avance para a próxima etapa.
Crie uma conta no IOS Developer Program
O Developer Program é o serviço obrigatório pra quem quer distribuir apps na loja da Apple. A inscrição custa uma taxa de $99 USD por ano e pode ser assinada por uma pessoa ou por uma empresa. Times de desenvolvimento podem se inscrever por uma taxa anual de $299 USD.
O processo de inscrição para pessoas ou empresas brasileiras não é totalmente online. Você precisará baixar o arquivo pdf. que a Apple disponibiliza e enviar a documentação necessária. Depois disso a Apple enviará um código de ativação e sua conta no iOS Developer Program estará no ar.
Assinando o iOS Developer Program você terá acesso às ferramentas de desenvolvimento e testes. Os apps devem ser desenvolvidos com elas. O programa de desenvolvedor também dá acesso à integrações do Apple Pay, Game Center e iCloud, que podem ser usados em funcionalidades do seu app.
Acessando o Apple Connect
O iTunes Connect é um conjunto de ferramentas acessíveis pelo navegador para gerenciamento da conta na App Store. Também usado para gerenciar conteúdo no iTunes, a ferramenta é acessível apenas para inscritos no programa de desenvolvedor.
Antes do upload do app é necessário criar um registro com todas as informações requerida para gerenciamento da distribuição do app pela App Store:
Ícones, app preview e metadata
O ícone representará sem app em diferentes sessões da App Store e sem ele a aprovação é impossível na hora dos testes. Esse recurso deve ser extremamente atrativo, seguindo os Guidelines de Human Interface da Apple – lá existem requisitos como tamanho do arquivo, resolução e margens.
Screenshots tirados por você serão a mídia de pré-visualização do app. É considerada boa prática criar cerca de 5 screenshots e, em um deles, criar o vídeo. Essas telas devem transmitir a facilidade do uso e mostrar funcionalidades principais em ação – dessa forma podem contribuir para uma taxa de downloads melhor.
Deve também trazer uma descrição detalhada e metadados, como o nome do app, número de versão, categoria e keywords adicionais.
Na descrição, evite promover o app e linguagem de marketing. A descrição deve trazer informação sobre funcionalidades e contexto de uso. Qualquer parte que seja ambígua, pareça spam ou seja considerado conteúdo impróprio (de acordo com o Guideline da App Store) pode desclassificar um app quando testado pela Apple.
O iTune Connect oferece teste de validação, que deve ser realizado para ter certeza de que as informações adicionadas não serão um entrave na publicação do app iOS. Ao salvar o que editou, rode esse teste e, cumprindo todos os requisitos, avance para a próxima etapa.
Upload do arquivo de apps IOS
Com o Xcode ou Application Loader, build fechada e cadastro no iTunes Connect, a opção para upload é exibida na seção “Meus Apps”. O Status do novo app deve ser “Preparar para submissão”. Para realizar o upload, selecione o arquivo desejado e clique em “Upload para a App Store”.
Se tudo estiver perfeito, o seu código será enviado para os servidores da Apple e será verificado para validação. Com algo fora do comum, uma mensagem de erro na submissão será exibido – é um aviso rico que indica os bugs encontrados e fix possíveis.
Antes do release na App Store é possível usar a ferramenta TestFlight para distribuir a versão beta de seu aplicativo para usuários de teste, que vão oferecer feedback inicial para otimizar. É possível enviar convites para emails pelo iTunes Connect.
Envio do app para review
Apps enviados para a App Store precisam ser testados e conferidos pela equipe da Apple antes do release. Deve estar de acordo com o Guideline para que seja aprovado. Após a verificação inicial, seu status mudará de Esperando para Review. É um processo que demora de 1 a 3 dias.
Quando rejeitado o app, é possível entrar em contato pelo Resolution Center antes de uma nova re submissão. Considere enviar anexos em suas comunicações por esse canal, incluindo screenshots e documentos de suporte. Se um app foi rejeitado por problemas nos metadados, é possível pedir uma nova avaliação com a mesma build, assim que corrigido o problema de informações pelo iTunes Connect.
Release do app
Revisado e aprovado, você pode solicitar um release automático ou manual de seu aplicativo. O automático é um release em fases e pode ser usado em casos específicos; com o release manual seu app estará com status “Pronto para Venda” depois de 1 hora ou 1 dia, já podendo ser encontrado pelo público da App Store.