Uma dúvida bastante comum dos nossos clientes é sobre como funciona a publicação nas lojas de aplicativos Google Play (Android) e Apple Store (iOS).
Por isso, levantamos estas e outras dúvidas e trouxemos elas resumidas para vocês.
Como publicar um aplicativo no Google Play?
Distribuir seu aplicativo no Google Play é essencial para ter uma presença consistente entre usuários brasileiros. Quanto mais rápido seu produto ou serviço estiver em contato com o público, mais cedo você receberá feedbacks reais, que vão ser decisivos para o sucesso do seu app a médio e longo prazo.
1 . Crie uma conta no Google Play Console
O primeiro passo é criar uma conta de desenvolvedor do Google que custa $25 USD como taxa de registro. O cadastro pode ser feito por pessoas (não só desenvolvedores) e empresas.
No Google Play Console você encontrará os requisitos e ferramentas necessárias para enviar seu app nos moldes do Google Play. Você deverá fazer login com uma conta Google; é recomendado que empresas criem uma conta separada para usar esse serviço.
Leia e concorde com o contrato de distribuição do desenvolvedor do Google Play e ao aceitar pague a taxa de registro; para isso, tenha em mãos um cartão de crédito internacional. Confira também a cobertura do serviço de distribuição e da conta de comerciante; no Brasil esses serviços da Google não encontram restrições, mas cada país é um caso.
2 . Vincule sua conta de desenvolvedor à conta de comerciante
Se você pretende vender seu app na loja do Google; ou se seu app permite transações internas (in-app) e assinaturas, será necessário configurar uma conta de comerciante da Google Wallet com o Play Console.
- Primeiro, faça login em seu Console do desenvolvedor do Google Play.
- Clique na guia Relatórios financeiros na barra de navegação esquerda.
- Selecione Configurar uma conta do comerciante agora.
Nota: não tem como voltar atrás nesse passo. Vincular essas duas contas é definitivo. Caso precise voltar atrás, a única forma é criar uma nova conta, pagando novamente a taxa de U$25 do Google Console.
Agora você estará pronto para definir o preço de seus Apps no Google Play! O Google dá suporte total à moeda brasileira e já está de acordo com as políticas de impostos daqui; é possível configurar, verificar e alterar taxas e alíquotas de impostos na sessão Imposto sobre Vendas em seu perfil de pagamentos.
3 . Detalhes da ficha do app
Realizados os cadastros iniciais e necessários, entramos na etapa de cadastro de informações de um aplicativo. Quanto mais completa essa etapa melhor – são informações que vão aparecer na loja quando usada pelo seu público real na página do seu aplicativo da loja.
Essas informações que devem descrever funcionalidades e tornar o produto mais atrativo, aumentando as chances de download. Texto do título, descrições e categorização também têm um papel importante na forma como um app será encontrado na loja (SEO para app Store)
- Detalhes do produto – Campo de Título (até 50 caracteres), Descrição Curta (até 80 caracteres) e Descrição Completa. Use palavras-chave relevantes, que estejam de acordo com as features oferecidas; evite texto promocional e spam.
- Recursos gráficos – Imagens (screenshots), vídeos e ícone. Devem trazer exemplos de uso de funcionalidades principais. Atenção na resolução dos arquivos enviados; veja outras diretrizes para envio de mídia.
- Idioma e traduções – para aplicativos multi idiomas, cadastre as línguas oferecidas como um detalhe que será exibido na ficha do app na loja. Caso não existam traduções feitas sob medida, é possível fazê-lo de forma automática com serviços do Google.
- Categorização – tipo e categoria de seu aplicativo. Selecione o mais adequado em uma lista pré-definida.
- Detalhes de contato – email (obrigatório), endereço do site, número de telefone e qualquer outro meio para oferecer suporte aos usuários.
- Política de privacidade – seu app provavelmente faz uso de informação sensível e particular dos usuários – seja por uma funcionalidade nativa ou integração de terceiros. A política de privacidade e uso deve mostrar como esses dados são coletados e monitorados.
Após preencher essas informações de seu aplicativo, clique em “Salvar Rascunho” e avance. Seu app já é considerado criado. É possível editar ou preencher informações desse app mais tarde.
4 . Upload de APK e a primeira versão
Depois de cadastrar informações pessoais e detalhes para a ficha do aplicativo, é hora de enviar o arquivo da versão que será publicada. O APK (Android Package Kit) é o formato de arquivo usado pelos sistemas operacionais Android na distribuição e instalação e contém todos os elementos necessários para que um app funcione corretamente no dispositivo final.
Na etapa anterior você criou o app dentro do Google Play Console; agora vamos criar a versão na sessão Gerenciamento de Versão.
Escolha o tipo de release desejado entre teste interno, teste fechado, teste aberto ou versão de produção. Os testes são indicados para os primeiros usos, onde sera verificada a integridade do produto digital em dispositivos de uso reais.
A versão de produção é a que será acessada pelo usuário final e por isso deve estar livre de erros e bugs. Assim que selecionar as opções, clique em “Criar Versão”; na tela seguinte, selecione o APK para upload e nomeie a versão, inserindo notas técnicas pertinentes e que diferenciem uma versão de sua anterior.
5 . App publicado na loja
Por fim, selecione a classificação do conteúdo, preço e disponibilidade por região, de acordo com sua estratégia de monetização e penetração de mercado. Revise todas as informações inseridas nas etapas anteriores, certificando-se que tenham um marcador verde ao lado deles.
Vá para a sessão Gerenciamento de versão e clique em “Revisar e publicar”. Nessa tela serão exibidos avisos de pontos que podem impedir a publicação. Confirme o lançamento – isso fará com que seu aplicativo ou jogo seja publicado na Google Play.
Fonte: homemmáquina